BARIRI: EQUIPE GESTORA DA SANTA CASA TERIA IDENTIFICADO MAIS UM DESVIO DE RECURSO POR FUNCIONÁRIO
- 21/03/2023
- 4 Comentário(s)

A equipe gestora da Santa Casa de Bariri teria identificado um novo desvio de recurso da instituição.
De acordo com informações apuradas pela reportagem da Clube FM, a atual gestão da Santa Casa, comandada por Marina Prearo, teria descoberto que uma funcionária estaria desviando recursos recebidos por cirurgias particulares.
As inconsistências teriam sido identificadas pois havia registro de internação do paciente para procedimento particular, mas não havia registro de pagamento do procedimento no setor financeiro da instituição. Ainda de acordo com informações apuradas, só em 2022 o desvio teria acontecido em mais de 15 oportunidades.
A gestão do hospital irá avaliar relatórios dos últimos cinco anos afim de identificar desde quando o suposto desvio está acontecendo.
Em nota sobre o fato a Gestão da Santa Casa de Bariri informou que foram identificadas inconsistências no faturamento e recebimento de valores referentes a algumas cirurgias e procedimentos particulares. Veja a nota na íntegra:
"Em mais uma etapa da reorganização administrativa da Santa Casa de Bariri, no intuito de aprimorar a gestão financeira e ampliar os mecanismos de fiscalização das receitas, a direção do hospital identificou inconsistências no faturamento e recebimento de valores referentes a algumas cirurgias e procedimentos particulares.
Foram emitidos relatórios preliminares sobre o faturamento dos procedimentos particulares no ano de 2022 e nesta terça-feira, dia 21.03.2023, membros do Conselho Superior de Administração e a direção administrativa da entidade foram até o Ministério Público para apresentar as informações aos promotores que atuam na Comarca de Bariri/SP.
As eventuais responsabilidades individuais de colaboradores envolvidos nos fatos apresentados aos promotores serão devidamente apuradas com o auxílio do Ministério Público e eventuais condutas ilícitas ou irregularidades serão individualizadas para que os autores respondam nas esferas jurídicas cabíveis (civil, administrativa, trabalhista, etc.).
A direção da Santa Casa pretende apurar todos os procedimentos particulares realizados no período de 2018 a 2021 até os dias atuais e aprimorar os mecanismos de controle das receitas, com a integração da informação e atuação de vários setores em conjunto.
O objetivo é dar sequência ao trabalho de recuperação financeira e moral da instituição, que teve início com a atual intervenção municipal, sempre de comum acordo com o Ministério Público, que é o órgão legitimado para fiscalização da entidade através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 24 de maio de 2021.
O Conselho Superior de Administração, a direção administrativa e técnica da Santa Casa e a Prefeitura de Bariri (interventora) reiteram seu compromisso com a transparência nas questões referentes ao hospital de Bariri, sempre no intuito de fortalecer o amplo trabalho de recuperação e melhoria da entidade que está sendo observado nos últimos anos.
O programa de reorganização administrativa seguirá apurando as práticas e rotinas administrativas da Santa casa, no intuito de aprimorar os sistemas de controle e garantir o máximo de eficiência na aplicação dos recursos públicos e particulares que mantém a entidade.
Diante das ações que ampliam o rigor administrativo da entidade, o Conselho Superior de Administração, através de seus membros (notórios e ilibados membros voluntários da sociedade civil) solicitam que a população de Bariri/SP siga auxiliando na recuperação da Santa Casa, seja com iniciativas voluntárias, doações e principalmente com críticas, denúncias e sugestões para o aprimoramento dos serviços prestados.
A Santa casa é da população de Bariri! Todos temos orgulho e um dever constante de trabalharmos unidos em prol da ampla recuperação do nosso hospital."
Essa matéria poderá ser atualizada / corrigida a qualquer momento com novas informações.
Matéria: Diego Santos
Devanir
21/03/2023
Até quando a máfia da saúde vai roubar a Santa Casa? Isso já ultrapassou todos os limites. Quem foram e quem são os Secretários da Saúde de Bariri? Que máfia é essa? Sem falar naquele prédio ao lado da Santa Casa por décadas e ninguém se manifesta sobre o assunto. Cadê os Vereadores, Vereadores que sequer conhecem a Lei Orgânica do Município, não sabem quanto é o FPM, não conhecem o plano diretor...parece crime organizado, até quando essa vergonha???